quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

CORRU(OPÇÃO)



O ano de 2014 foi extremamente intenso para a política no Brasil. Período de escolha de um novo governo, e de pôr em prática lutas da nação que veio mostrando sua indignação desde 2013, quando o “pretexto dos 20 centavos” na tarifa do transporte público, culminou nos episódios em que o “gigante” saiu pelas ruas para protestar o mau uso do dinheiro público, a falhas da justiça, o escândalo da Petrobrás, falta de estrutura e investimentos na saúde e educação enquanto eram investidas altas quantias em estádios para a Copa, entre outros motivos. Falamos destas lutas recentes, mas que na verdade vem perdurando desde muito tempo atrás, tanto pela insatisfação do povo, quanto pelos líderes nacionais que causam o descontentamento da nação.
Um dos assuntos mais polêmicos e cobrados pela população em nosso país é a corrupção. De acordo com a História, desde os primórdios, com a vinda dos portugueses e no processo de instalação do governo geral no Brasil, já se reconheciam atos de corrupção entre os líderes.
De acordo com o dicionário Aurélio, corrupção é o ato de corromper; decomposição; putrefação. Para aprofundarmos mais sobre o significado, a palavra corrupção deriva de “corruptus” do latim, que quer dizer “quebrado em pedaços”. A partir de tais definições, podemos pensar o quanto a corrupção é abominável perante Deus. Pois Este deixa claro em sua Palavra o quanto devemos ser íntegros, e o quanto atos a desmoralização, perversão, injustiça e depravação, ou seja, tudo que é relacionado a corrupção, desagrada-o.
A Bíblia mostra-nos em Gênesis 6 a irá de Deus com o povo que se corrompia, a ponto de destruí-los com o dilúvio, pois o mal tomava conta de seus atos. “A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.” (Gênesis 6:11-12).
Vemos, então, que praticar atos de corrupção ultrapassa o fato de ser crime, além de infringir a lei dos homens, estamos também indo contra as Leis de Deus. E nosso papel como jovens cristãos é lutar contra isso, pois sabemos que é errado! Portanto, lutemos a favor da justiça e integridade! E nada mais justo que lutar a favor de algo que acreditamos ser correto, e se acreditamos ser correto, praticamos para dar o exemplo! E será mesmo que damos esse exemplo? Será que por sermos jovens cristãos temos moral suficiente para lutar contra a corrupção de nossa nação?
Bom, como já sabemos sobre a definição da palavra corrupção, vimos que é algo que nos leva a podridão, e nada de bom pode vir do que é corrompido, podre e depravado, portanto, não existe corrupção benéfica, mesmo quando pensamos nos beneficiar às custas de algo ilícito, alguém se prejudica.
É preciso, assim, que nós jovens que somos contra a corrupção, também não pratiquemos tais atos. A partir daqui pensamos: como nós, jovens cristão podemos praticar corrupção sem nem sequer fazer parte do governo, onde pensamos que estão os verdadeiros corruptos? Convido-os, então, a analisarmos nossas atitudes perante a sociedade.
Ultrapassar o sinal vermelho, quem nunca? Ou Talvez furar a fila pois estamos cansados demais para esperar a nossa vez. Comprar CD´s e DVD´s piratas porque são mais baratos, não são? E aquele troco a mais que me deram na lanchonete, pra que devolver se estou precisando de dinheiro? Estacionar em local proibido, desrespeitar uma autoridade, dirigir sem carteira de motorista, colar na prova, matar aula, mentir para faltar ao trabalho, sonegar impostos, repassar informações que outros confiam em nós por benefício próprio, desdenhar a responsabilidade que temos do voto, entre outras atitudes, presentes em nosso falho caráter, que pensamos não ter tanta importância. Sim, elas têm importância! Pois todas podem ser consideradas uma forma de CORRUPÇÃO.
Se não abandonarmos totalmente estas práticas corruptas, como vamos esperar que governantes e pessoas a nossa volta deixem de lado a corrupção? Nós jovens, seremos os governantes de amanhã, e seremos a nação que vota para escolher outros governantes, e como nos livraremos de tal sujeira, se nós próprios não estamos totalmente limpos?
Sejamos realistas, só podemos cobrar algo de alguém, se tivermos moral suficiente para isso, só podemos lutar contra a corrupção em nosso país quando nossos atos forem baseados na integridade. Temos no Novo Testamento os conselhos do apóstolo Paulo que diz: “Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui. Não vos enganeis: de Deus não se zomba: pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfaleceremos. Por isso, enquanto tiver oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.” (Gálatas 6:6-10).
Fazer o bem, portanto, é uma escolha que deve ser tomada por quem serve a Deus, devemos escolher não nos corromper, pois esta oportunidade nos é dada. Só através desta escolha que iremos colher o bem. Que possamos ser firmes nesta escolha, para assim termos moral para lutar contra qualquer tipo de corrupção.



Por: Elisana Ianella

Nenhum comentário:

Postar um comentário