O interessante da vida é aprendermos com nossos próprios erros e experiências. E hoje, em um dia comum da minha vida universitária pude refletir sobre isso através de uma simples ocasião.
Voltei de viagem, da casa dos meus pais, e como sempre com a mala cheia! Já fui colocando tudo em cima da cama a fim de organizar meu quarto. Roupas para lavar, roupas limpas pra serem guardadas, jogo de cama pra ser trocado, perfumes e cremes para serem tirados da mala e guardados no devido lugar, e meu quarto precisando de uma limpezinha.
Parei em pé em frente minha cama e meu guarda roupa aberto e pensei: “Por onde começar?” E logo cheguei à conclusão de que deveria começar por dentro! Guardando e organizando minhas coisas dentro do guarda roupa, armário, caixas, etc.
“Começar por dentro”, isso ficou gravado em mim. Percebi que em nós a limpeza também deve começar por dentro e que é necessário guardar o que temos para que tudo se organize. A Bíblia diz em Provérbios 4:23 “ Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes de vida”; em Salmos 119: 11 “ Escondi a tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” A própria Palavra de Deus nos ensina assim, quando guardamos as coisas que são importantes para nós, tudo fica mais limpo e organizado.
Então, depois de tudo guardado, era preciso limpar meu quarto! Tirar o pó, arrastar os móveis e passar um pano do chão, limpar a janela e assim por diante. Porque é tão bom e bem mais agradável habitarmos em lugares limpos... e, a partir daqui comecei a ter outra reflexão. Se nós pecadores preferimos lugares limpos, imagine Deus que é Santo! Como se sentiria se tivesse que habitar em nosso interior sujo? E mais uma vez a Palavra de Deus sempre nos dá os melhores conselhos, em Hebreus 10:22 “ Cheguemo-nos como verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa.”
Que o seu coração, e a Palavra de Deus fiquem guardados! E que o seu interior fique limpo para que Deus tenha prazer em habitar nele. Com certeza isso será refletido por fora. Depois da “faxina” tudo ficará mais agradável! E que a sua oração seja sempre: “ Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.” Salmos 51:10.
By: Elisana C. Ianella